1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NOME DA ESCOLA: E.E.F. Felipe Neri da
Silva
ENDEREÇO: Rua 1º de Maio, S/N –
Limoeiro.
Juazeiro do Norte – Ceará
Cep: 63 020 090 Telefone:
(88) 3512 5347
E-mail: escolafelipeneridasilva@hotmail.com
LOCALIZAÇÃO: Área Urbana
ASPECTOS LEGAIS:
- Escola de Esfera Administrativa Municipal
- CNPJ: 01.926.182/0001 – 99
- Código do Inep: 23165413
- Código do Município: 2307304
- Reconhecimento do Ensino Fundamental de 1º ao 8º ano, conforme parecer Nº.
0996/02, Resolução 430/2009
validade até 31/12/2010.
- Programa de Jovens e Adultos – Segmento I e II
- Programa Brasil Alfabetizado.
- Programa Mais Educação
MODALIDADES DE ENSINO QUE OFERECE:
- Ensino Fundamental de 1º ao 8º ano
- EJA III, IV e EJA Nível médio.
- Programa Mais Educação
- Programa Brasil Alfabetizado
ORIGEM DA CLIENTELA ATENDIDA:
A origem sócio-cultural de nossa clientela é de baixo nível econômico,
pois as famílias na maioria não têm renda, isso quando tem uma família, em
alguns casos são provenientes de pais separados e outros abandonados.
As condições de vida são precárias, moram em casas muito humildes e há
dias que não dispõem de alimentos.
2 – APRESENTAÇÃO
A escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva, com sede a Rua 1º de
Maio, S/N, no Bairro Limoeiro, na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do ceara,
pertencente à Rede Municipal de Ensino, tendo sido criada pelo Decreto Lei Nº.
385, com inscrição no MEC Nº. 23165413, tem por finalidade desenvolver no
educando a formação necessária, indispensável para o exercício da cidadania e
fornecer meios para progredir no trabalho.
Esta Instituição de Ensino desenvolve seus programas educacionais em
consonância com as finalidades da Educação Nacional expressa pela LBD – (Lei
Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, visando o desenvolvimento máximo das potencialidades desde cada aluno
de forma integral.
Desde 1970, a
Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva vem desenvolvendo junto à
comunidade onde está inserida, um trabalho de qualidade para atender as
necessidades adjacentes. A escola recebeu o referido nome em homenagem a um
grande empresário e idealizador de uma educação de qualidade em nosso município
Em se tratando de recursos humanos, a escola é organizada administrativamente
por
Diretora Administrativa;
Coordenadora Pedagógica
Coordenadora de Gestão
Secretária Escolar
APOIO PEDAGÓGICO
Psicopedagoga
Superintendente
Corpo docente e
funcionários comprometidos com suas atividades educacionais.
A construção deste Projeto Político Pedagógico contou
com a participação de todo Núcleo Gestor, professores, funcionários, grêmio
estudantil, conselho escolar, pais e alguns membros da comunidade. O referido
projeto esta constituído de justificativas, referencial teórico e proposta
curricular.
3 – JUSTIFICATIVA
A clientela atendida é basicamente constituída por
filhos de trabalhadores de baixa renda, vinculados ao mercado formal e informal
de trabalho. Tendo residência no próprio bairro ou circunvizinhos. Atualmente o
índice de aprovação dos alunos corresponde à 96,59% com base nas informações
coletados na nossa secretaria escolar.
As experiências pedagógicas colocadas em prática
objetivam essencialmente a melhoria qualitativa do processo de
ensino-aprendizagem.
Como toda e em qualquer instituição educativa, as
dificuldades detectadas pelo coletivo são de ordem pedagógica e administrativa,
pedagógica, quando se trata o baixo rendimento dos alunos e administrativa
quando a infra-estrutura da escola não contribui para a realização de atividade
extra-classe e/ou sócio-culturais promovidas pela comunidade escolar.
A equipe administrativa mostra-se comprometida com
uma educação de qualidade, buscando promover a união entre escola x comunidade,
numa caminhada educativa onde a mesma possa resgatar valores morais, utilizando
uma pratica pedagógica viva.
E, conforme a LBD (Lei Nº. 9.394 – Cap. V) quando
trata da inclusão de pessoa com necessidades educativas especiais nas escolas
de ensino regular, a E.E.F. Felipe Neri da Silva adota o atendimento aos
educandos com essas necessidades, visto que a visão de futuro da Unidade esta
fundamentada no principio da universalização do acesso a educação e na atenção
a diversidade.
O trabalho com a família é plenamente repensando. Os
pais estão sempre sendo convidados a estarem mais presentes, objetivando
alcançar maior êxito na aprendizagem dos seus filhos, procurando junto com a
escola assegurar o desenvolvimento pleno de todas as capacidades e potencialidades
dos mesmos, numa perspectiva de transformar sua realidade e o seu futuro.
Ressaltando que a nova gestão propicia a inserção da comunidade em questões
extracurriculares, (casamentos, batizados, missas, celebrações, eventos
culturais, etc.).
4 – MISSÃO, VISÃO DE FUTURO E VALORES.
MISSÃO: Nossa missão principal é formar
cidadãos comprometidos e conscientes com seu verdadeiro papel na sociedade,
capazes de agir e interagir no meio em que vivem.
VISÃO DE FUTURO: Realizaremos nosso
trabalho de maneira comprometida, segura e respeitando nossos alunos, pais,
comunidade, equipe da escola e o interesse público.
VALORES: Compromisso – buscamos da
melhor maneira possível desenvolver os trabalhos; Respeito – respeitamos a
individualidade de cada membro da comunidade escolar; Consciência – somos
conscientes de que buscamos o melhor para os nossos alunos; Credibilidade –
temos convicção de que a comunidade confia em nosso trabalho.
Conforme expostos no plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, os pontos
fracos a serem trabalhados no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola são:
baixo rendimento escolar, desajuste familiar; falta de recursos financeiros
para implementações de projetos e a agressividade dos alunos, pontos esses que
serão enfrentados através das forças e oportunidades como: equipe escolar
completa x disponibilidade de maiores recursos, ambiente harmonioso x novos
projetos que beneficiam a escola e, professores qualificados x programa de formação
continuada.
5 – OBJETIVO GERAL E ESTRATÉGICOS
OBJETIVO GERAL
Acrescentar e atualizar dados que venham enriquecer e aprimorar a ação
educativa. Visando atender as necessidades cognitivas, afetivas, sociais, e
religiosas do nosso alunado, fundamentadas em estudos, na realização de
trabalhos, na aprendizagem de acordo com a orientação dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN), da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e na Grade
Curricular Vigente.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
·
Fortalecer os níveis de aprendizagem e
rendimento escolar do aluno;
·
Fortalecer o relacionamento da Escola com a
comunidade;
·
Diminuir o índice geral de reprovação e de
evasão;
·
Promover a qualificação de professores e demais
funcionários através da capacitação;
·
Desenvolver a avaliação institucional na escola;
·
Aprimorar a convivência democrática na escola;
·
Ampliar e renovar os materiais e equipamentos
didáticos;
·
Fortalecer a participação dos pais na formação
escolar e na comunidade.
6 – AÇÃO CONCRETA, LINHA DE AÇÃO E
ATIVIDADES PERMANETES.
AÇÃO CONCRETA
- Encontro com os pais;
- Capacitação com os professores;
- Trabalhos com projetos;
- Incentivo a pratica esportiva;
- Incentivo a pratica artística – Culturais;
- Enfoque das disciplinas criticas – Português e Matemática;
- Promoção de um ambiente democrático;
- Enfoque das atividades lúdicas, interdisciplinares e transdisciplinares dentro da transversalidade e dos PCN’s.
LINHA DE AÇÃO
Dentro da realidade vivenciada pelos educadores no contexto escolar hoje
se chegou a um consenso que a nossa pratica identifica-se com a tendência
libertadora e a critico – Social dos conteúdos, porém mesclados em algumas
situações pela tendência tradicional.
ATIVIDADES PERMANENTES
- Encontro com os pais;
- Acompanhamento humanístico ao aluno;
- Culminância de projetos interdisciplinares;
- Incentivos a aprendizagem;
- Visitas domiciliar e acompanhamento familiar.
7 – DIAGNÓSTICO
É função da escola fornecer um ambiente favorável ao ensino e a
aprendizagem dos discentes. Baseado nesta afirmação constata-se a necessidade
de desenvolver um trabalho ressaltando a realidade, primando ações,
correlacionando a vivencia dos quatro pilares da educação, visando a
organização que a nova postura educacional impõe. O educador deve buscar essas
quatro aprendizagens essenciais e que durante toda a vida do educando lhes
servirão de bússola segura. São elas: aprender a aprender, aprender a ser,
aprender a fazer e aprender a conviver. Elas são inerentes a um aluno
competente. Na visão de Antunes (2001:18) um aluno competente, é aquele que
enfrenta os desafios de seu tempo, usando os saberes que aprendeu e empregado,
em todos os campos de sua ação, as habilidades antes experimentadas e
aprendidas em sala de aula.
É responsabilidade da escola, fundamentar a aprendizagem do aluno em
conhecimentos que venham formar competências, direcionando os saberes e as
habilidades essenciais a sua vivencia em todos os seus estágios.
8 – HISTÓRIA DA
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE NERI DA SILVA
A escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva, com sede a rua 1º de
Maio, S/N, no bairro Limoeiro, na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do ceara,
pertencente à Rede Municipal de Ensino, tendo sido criada pelo Decreto Lei Nº.
385, com inscrição no MEC Nº. 23165413, tem por finalidade desenvolver no
educando a formação necessária, indispensável para o exercício da cidadania e
fornecer meios para progredir no trabalho.
Esta Instituição de Ensino desenvolve seus programas educacionais em
consonância com as finalidades da Educação Nacional expressa pela LBD – (Lei
Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) – Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, visando o desenvolvimento máximo das potencialidades desde cada aluno
de forma integral.
Desde 1970, a
Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva vem desenvolvendo junto à
comunidade onde esta inserida, um trabalho de qualidade para atender as
necessidades adjacentes. A escola recebeu o referido nome em homenagem a um
grande empresário e idealizador de uma educação de qualidade em nosso
município.
NÚCLEO GESTOR:
DIRETORA PEDAGÓGICA:
Francisca Lucia Gomes de Holanda
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
Maria Lúcia de Fátima Lima
COORDENADORA DE GESTÃO: Maria Cristina Silva Rodrigues
SECRETARIA ESCOLAR:
Maria de Fátima Araújo Nascimento
MODALIDADE DE ENSINO:
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
Ensino Fundamental
II - 6º ANO ao 8º ANO
Educação de Jovens e Adultos (EJA 1º e 2º segmento)
Programa Brasil Alfabetizado.
Programa Mais Educação
9 – BIOGRAFIA
Felipe Neri da Silva, juazeirense, nasceu em 30 de Abril de 1908. Era
filho do Sr. Manoel Higino da Silva e da Sra. Laurinda Calixto da Silva, ambos
alagoanos.
O homenageado vem de uma prole numerosa, cujos irmãos são: Maria José
Luiz (falecido), Maria Natividade (Contadora Aposentada), Maria Carmelita
(Contadora), Francisco (Auxiliar Administrativo), Antonio (Comerciante), João
(Comerciante), José (Empresário), Severino (Comerciante), Maria Santa
(Advogada) e Maria Helena (Professora e comerciante). Filho de pais pobres teve
pouco estudo, cursando apenas o primário, tendo como mestra a professora
Antonia Maximo. Começou muito cedo a batalhar pelo sustento, viajando em
animal, vendendo mercadorias no interior do estado. Sempre que ia viajar
recebia a benção do Padre Cícero, de quem era afilhado.
No ano de 1929 casou-se com a Pernambucana Maria de Vasconcelos Neri
(Lili), filha do casal Francisco Florêncio de Vasconcelos e Guilhermina Alves
de Holanda, com quem teve dez filhos, dos quais somente 07 alcançaram à idade
adulta, sendo eles: Doralice (Dora), José (Didi), Djercila (Cila), Dilma,
Dílson, Darcila (Danda) e Demerval Neri (Val). Didi e Dilson faleceram.
Em 1935, deixou de viajar e resolveu estabelecer-se. Abriu uma casa de
comercio na Rua São Pedro “Casa Neri”. (esquina com Rua Santa Luzia), onde hoje
funciona a Farmácia Pague Menos (Prédio este hoje de propriedade de seu filho
Val). Na época, se chamava “Casa Neri”. Foi um grande batalhador pelo
desenvolvimento da cidade, participou da conquista pela telefonia, da energia
de Paulo Afonso, do Aeroporto do Cariri e de tantas outras causas que abraçou
como suas, com a finalidade única: ver o crescimento de Juazeiro do Norte.
Foi membro do Lions Clube e Rotary Clube, um dos diretores do Clube dos
Doze, foi presidente da Associação Comercial de Juazeiro do Norte. Fundou a
CIROL, fabrica de Resíduos e Óleo de Algodão e fabrica de pólvora (Rinoceronte
Raio Rápido), fundou vários postos de gasolina em Juazeiro do Norte, Crato e
Missão Velha.
Felipe Neri da Silva foi um homem obstinado, que buscou além do seu
desenvolvimento próprio e da sua família, também o bem estar da região na qual
nasceu e cresceu profissionalmente.
Faleceu em 24 de Junho de 1960, vítima de um acidente aéreo na Bahia de
Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, mas, foi sepultado no cemitério do
Perpetuo Socorro, em Juazeiro do Norte, Ceara. No entanto, mesmo ausente
fisicamente, mantém-se vivo no coração da esposa, filhos, netos, genros, pois
espiritualmente não morreu, continua entre nós.
Tendo sido prestadas as seguintes
homenagens:
Escola de
primeiro Grau – Felipe Neri da Silva, hoje Escola de Ensino Fundamental Felipe
Neri da Silva e Praça Felipe Neri da Silva.
10 – PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO
É a construção de uma proposta, é uma atividade que em si mesma, já
implica num entendimento alternativo sobre o processo educacional.
A Lei de Diretrizes e bases diz que entre as “incumbências” de todas as
escolas esta a de elaborar e executar a sua Proposta Pedagógica e que se deve
participar dessa elaboração todos os professores.
Convém ressaltar algo muito
positivo; pela primeira vez o pensamento educacional brasileiro toma o
planejamento como ferramenta mais importante para implementação dos processos
pedagógicos.
A proposta pedagógica tem como amparo legal na resolução 395/2005 da LBD.
·
Proposta curricular;
·
Organizações das ações;
·
Processos permanentes de avaliação;
·
As responsabilidades individuais e coletivas na
condução do processo educativo, assim como as relações interpessoais, internas
e externas;
·
A qualidade de ensino;
·
O compromisso com a formação humana e cidadã;
·
A gestão democrática e participativa;
·
A contextualização da ação educativa;
·
A valorização da experiência extra-escolar;
·
A vinculação entre a educação, o trabalho e as
praticas sociais;
·
A integração escola e comunidade;
·
O respeito às diferenças;
·
E a valorização dos profissionais da escola e
dos servidores.
A proposta pedagógica significa dizer, é um plano
global.
11 – PROPOSTA
CURRICULAR DENTRO DOS PRINCIPIOS ART. 3º DA LDB.
I – Oferecer escolaridade de
qualidade de 1º ao 8º Ano revendo as dificuldades anteriores visando dois
pontos essenciais, evasão e reprovação.
II – Esquematizar um sistema de
trabalho visando à melhoria do processo educativo e processo ensino
aprendizagem. Mostrando as finalidades e desenvolvendo a formação necessária e
indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para progredir
no mercado de trabalho, visando não apenas o lado material, mais o lado espiritual
humano, afetivo e sócio cultural. Exemplo: Boa parte de nossos alunos, sabem
lidar com problemas externos do cotidiano, porém quando se trata de lidar com
suas próprias emoções se desestruturam e não conseguem resolver os próprios
problemas.
III – Desenvolver um trabalho de
qualidade, levando em conta a realidade do aluno, focando as constantes
transformações que acontecem no desenvolvimento e crescimento intelectual no
nosso alunado.
IV – Organizar um trabalho
dinâmico e de qualidade, buscando transformar a realidade numa direção escolhida, com os diferentes
paradigmas da educação, desta forma também desenvolver nossos próprios métodos de forma eficaz.
V – O trabalho lúdico deve está
sempre despertando no aluno, a motivação e a participação no contexto o qual o
mesmo está inserido, facilitando assim a assimilação espontânea e concreta.
VI – Desempenhar um trabalho no
qual todos os segmentos desta unidade escolar possam participar ativamente, ter
autonomia e principalmente respeitar as opiniões de terceiros com a finalidade
de chegar ao objetivo proposto.
VII – Despertar a consciência do
aluno sobre a importância do seu papel na comunidade escolar, social e como ser
integrante capazes de interagir com o mundo.
VIII – Trazer a família para o
ambiente escolar, constituir uma total necessidade já que através da mesma,
obteremos de maneira prazerosa um melhor relacionamento com o aluno e a
comunidade.
IX – Criar um ambiente harmônico
entre a comunidade escolar e adjacente, criando possibilidade para atividades
diversificadas e atrativas.
X – Trabalhar as habilidades cognitivas, afetivas e
sócio-culturais dos alunos.
* Dentro das
habilidades cognitivas trabalharem o conhecimento de forma
eficiente e significativa.
- Das atividades afetivas – trabalho no pensar, no sentir e agir, descobrindo o amor pelo que se faz.
- Do sócio-cultural - A vida em sociedade – os aspectos da dimensão social – a escola dentro da conveniência plural.
Segundo a LDB Art. 3º
O ensino será ministrado com base
nos seguintes princípios:
I – Igualdade de condições para o
acesso e permanência na escola.
II – Liberdade de aprender,
ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III – Pluralismo de idéias e de
concepções pedagógicas;
IV – Respeito à liberdade e
apreço a tolerância;
V – Coexistência de instituições
publica e privadas de ensino;
VI – Gratuidade de ensino púlico
em estabelecimentos oficiais;
VII – Valorização de profissional
da educação escolar;
VIII – Gestão democrática do ensino
público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX – Garantia de padrão de
qualidade;
X – Valorização da experiência
extra-escolar;
XI – Vinculação entre a educação
escolar, o trabalho e as práticas escolares.
12 – REFERENCIAIS CURRICULARES
Baseamo-nos nas leis, nos PCN’s, na transversalidade, na
interdisciplinaridade, nas experiências da nossa realidade atual, em tudo que
nos faz enxergar a realidade dentro dos parâmetros legais.
Podemos definir a escola como maior complemento de nossas vidas, pois é
nela que encontramos direção para o nosso desenvolvimento no que precisamos melhorar
nos integrando mais as diversidades, vivendo e aprendendo a aprender, buscando
contribuir para a construção de um mundo mais inclusivo.
Essa definição se coloca para a escola de hoje, de uma nova geração,
integrada a construção, a pedagogia Critico-Social dos conteúdos, onde buscamos
a conscientização de todo o núcleo escolar e também da sociedade,
principalmente na integração dos pais em nossos projetos.
Trabalhamos em consonância com a nossa realidade: como proceder; nossas
possibilidades; ações; julgamentos críticos etc. Buscamos também conquistar
nosso publico alvo de maneiras atrativas, incentivadoras, interdisciplinando os
contextos, e assim de passo em passo chegaremos ao nosso maior objetivo: o
resgate do verdadeiro ser humano com possibilidades, capacidades e habilidades,
podendo assim viver harmoniosamente em um mundo em constantes transformações.
Nossas bases norteiam-se nas leis de Diretrizes Básicas, nos PCN’s, na
didática de Libâneo, na democratização da Escola Pública,
Usamos como
concepção as:
·
Habilidades afetivas, Sócio-Culturais e
cognitivas;
·
O processo de atividades lúdicas, dinamizadas e
interdisciplinares;
·
O processo de assimilação ativa;
·
Avaliação de caráter objetivo;
·
E uma mesclagem de vários paradigmas metodológicos.
13 – OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES
Considerando-se a Resolução nº. 04/2006 do Conselho de Educação do Ceará
– CEC, tendo em vista o disposto nas Leis nº. 9.394/1996, 10/12/2006,
11.114/2006 e com fundamento no parecer CNE/CEB nº. 18/2005 e na resolução nº.
03/2005, atenta para:
1.
A importância do ensino fundamental de nove anos para a
ampliação do atendimento escolar;
2.
A necessidade de organização do sistema para a inclusão
dos alunos de seis anos de idade no ensino fundamental;
3.
A urgência de uma ação direcionada para o
desenvolvimento do processo de alfabetização e treinamento dos alunos;
4.
A organização dos anos iniciais do ensino fundamental;
5.
A necessidade de orientar as escolas para adequar sua
estrutura organizacional ao novo ordenamento legal, tendo em vista o ano letivo
de 2011;
6.
A importância de equalização da educação básica do
estado aos padrões internacionais cuja duração é de 12(doze) anos. Resolve no
seu art. 1º que o ensino fundamental terá duração de 9(nove) anos letivos
destinando-se o primeiro ano as crianças com seis anos de idade.
No seu
parágrafo único dizem que a transição será considerada como período destinado a
providenciar-se as adequações necessárias à implantação da lei, tais sejam:
reorganização do ensino fundamental quanto tempo, nomenclatura, espaço,
currículo, recursos didáticos e estudos.
Mediante essa
ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração, já oficializada em
lei citada anteriormente, a EEF. Felipe Neri da Silva, a partir desse ano de
dois mil e onze, o ensino fundamental constara de 5(cinco) anos, cuja
implantação será efetivada progressivamente.
14 – PLANO DE AÇÃO DO
NÚCLEO GESTOR
APRESENTAÇÃO
A EEF. Felipe Neri da Silva durante o ano letivo de 2012 realizará ações
que venham ao encontro da realidade e a necessidade experimentada pela nossa
clientela estudantil, considerando sobre tudo o nível de aprendizagem, as
dificuldades pertinentes e os avanços hora idealizados e os que serão
conquistados, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, sabendo que educar é
um processo às vezes lento e exige esforço, paciência, dedicação, pesquisa,
tomada de posicionamento respeitando as diferenças para obter objetivos, para
tanto, é imprescindível uma gestão participativa e inovadora.
OBJETIVOS:
1.
Melhorar o processo ensino aprendizagem.
2.
Promover a interação entre os membros do núcleo gestor.
3.
Assegurar uma gestão participativa inovadora.
4.
Fortalecer e estimular a participação dos pais na vida
escolar de seus filhos;
5.
Valorizar o profissional do magistério.
6. Manter um clima de amizade cordialidade e
respeito mútuo entre todos os
sujeitos envolvidos no processo educacional desta instituição de ensino,
afim
de
elevar a auto – estima e criar um ambiente prazeroso nas relações
interpessoais.
ESTRATEGIAS:
1.1
Elevar os níveis de aprendizagem e rendimento escolar
do aluno
1.2
Aplicar uma avaliação diagnostica para identificar as
dificuldades e característica do aluno.
2.1
Utilizar técnicas variadas de ensino, renovando a
pratica pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas.
2.2
Realizar oficinas diferenciadas.
2.3
Reestruturar a pratica pedagógica, objetivando aulas
dinâmicas e prazerosas.
3.1
Estimular os pais a participarem da vida escolar de
seus filhos.
3.2 Utilizar o lúdico para
socializar os membros da comunidade.
15-METAS
1.1.1
Elevar a taxa de aprovação nas disciplinas criticas;
1.2.1 Minimizar de 34% para 10% a taxa de
reprovação no 3º ano matutino;
2.1.1
Resgatar a auto-estima do professor através de dinâmica e palestra;
2.2.1 Subsidiar os professores com intervenção
pedagógica para uma redefinição da
pratica em sala de aula;
3.1.1 Promover
palestra de auto-estima para os pais, incumbindo suas responsabilidade de
genitores;
3.2.1 Sensibilizar a inclusão como um fator social;
3.3.1 Elevação
dos índices da aprendizagem dos alunos.
Conciliando gestão e família dentro de uma
proposta co-responsável.
MEIOS:
Recursos Humanos e Recursos Materiais.
RECURSOS MATERIAIS: Material didático
disponível na escola: Som, televisão,
DVD, data show, retroprojetor, Teatro.
RECURSOS
HUMANOS:
Professores estagiários
Psicopedagoga
Amigos da escola
Professores
Pais
Monitores
AVALIAÇÃO:
Avaliação
constante e permanente dentro das reuniões e encontro pedagógico para analisar
a execução dos projetos, acompanhamento através de fichas e freqüência de
andamento da aprendizagem.
16-AÇÕES PRIORITARIAS - 2011/2012
O ano começou com a jornada educacional, oportunidade em que foram
efetivados estudos sobre os direitos e deveres do alunos tendo como facilitadores Tony Santos e Adalgisa, convidados da SME. Tivemos também a presença dos cabos Quirino, Demontier, e do Tenente Guedes, onde tiveram a oportunidade de explicar sobre o PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e estudo do P.P.P-Projeto Político Pedagógico.
· Jornada Educacional Palestra sobre os direitos e deveres do aluno, PROERD, etc.
· Jornada Educacional Palestra sobre os direitos e deveres do aluno, PROERD, etc.
·
Projeto Reforço
Escolar ministrada pelas professoras da biblioteca Luzinete e Francilda, como o objetivo de diagnosticar as dificuldades existentes do
corpo discente e intensificar o processo de ensino – aprendizagem para amenizar
e diminuir a defasagem da aprendizagem.
·
Projeto
Gincana Padre Cícero com o objetivo de envolver
toda a comunidade estudantil na busca do conhecimento sobre o Padre Cícero e na
realização de tarefas de uma gincana cultural, de maneira interdisciplinar e
prazerosa descobrindo alem do homem religioso, o ser cidadão correto
trabalhador, caridoso, inteligente e culto de uma visão de futuro muito alem do
seu tempo.
·
Projeto Jorge Amado com o objetivo de incentivar o aluno a leitura com a literatura de Jorge Amado.
·
Projeto
Disciplinando com a Capoeira com o objetivo de valorizar através do jogo a
ação e educação e pedagógica corrigindo a indisciplina e auxiliando o trabalho
do professor, priorizando a aprendizagem e a disciplina.
·
Projeto
Literatura Infantil com o objetivo de ler compreendendo a leitura nas suas
vastas complexidades.
·
Projeto
Viajando com a leitura- Ministrado pela psicopedagoga com os alunos do 2º
ano para que eles descubram o gosto
pela leitura e escrita através de livros paradidáticos.
·
Projeto
TAMAR- Concurso Cultural de Educação Ambiental Amigos do Mar com objetivo
de estimular os alunos a realizar estudos temáticos de educação ambiental e a
importância da conservação das águas de nosso planeta.
·
Oficina
de Leitura e Produção de Texto, para alunos de 4º ao 8º ano, com o objetivo
de propiciar ao nosso alunado formas diversificadas de leitura e conduta
correta com relação à produção de texto, despertando-os para compreensão e o
gosto pela leitura e escrita.
·
Reuniões
de Pais e Educadores com participação de representantes do DEMUTRAN, para
tratar assuntos de interesses de toda a comunidade escolar e comunidade em
geral.
·
Projeto
PROERD- Programa Educacional de Resistência as Drogas- Com o objetivo de
erradicar a violência e o uso das drogas.
·
Palestras
para os pais com o tema A importância da família na formação dos filhos com
o objetivo de conscientizar a família de que a melhor maneira de se relacionar
com seus filhos, é dando amor sem esquecer de impor limites, preservar valores
como respeito, é sabiamente um ótimo modo de educar,ministrado pela
Psicopedagoga.
·
Projeto
Dia das Mães com a competência de fortalecer valores como amor materno,
respeito e valorização do ser humano, dentro de uma visão interdisciplinar
ressaltando a necessidade de vivenciar momento cultural e de socialização entre
a comunidade escolar e mães. Habilidades: aprender a amar e respeitar as mães e
compreender que ser mãe é dádiva de Deus. Cultivar a sociabilidade como
recursos de uma vivência agradável; Incrementar a parte cultural através de
apresentações artísticas e solidificar a relação escola, mãe e alunos.
·
Coroação
de Nossa Senhora com o objetivo de estimular a comunidade escolar a
homenagear Nossa Senhora, Mãe de Jesus. Nossa mãe maior, ressaltando o grande
amor de Maria pela humanidade e o seu desejo de conciliação e de paz para nós.
·
Projeto
dia do desafio com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar e extra
– escolar na pratica de exercícios físicos, dentro de um momento interativo e
congratulador.
·
Projeto
Jornada de Leitura e escrita com o Objetivo
Geral de estimular nosso alunado para o hábito da leitura
conscientizando-os para a necessidade de saber ler com compreensão e para o
aperfeiçoamento da ortografia. Objetivos
Específicos de despertar o gosto pela leitura e a constatação das viagens
possíveis de serem realizadas através de uma boa leitura; Relacionar a leitura
com o aperfeiçoamento da escrita e o enriquecimento das idéias; Fortalecer a
aprendizagem através da leitura; Compreender a “Importância do ato de ler”.
·
Projeto
Jogos Olímpicos com o objetivo de despertar o interesse do alunado com
relação à importância do conhecimento social, político, econômico dos jogos
globalizados, bem com a questão da disputa uma vez que o mundo hoje trabalha de
forma competitiva, ou seja, quem sabe mais tem mais chances.
·
Projeto Festa
Junina- Arraiá do Felipé com o objetivo de estimular a valorização e a
postura correta com relação às festas juninas, envolvendo atividades
educacionais, sociais e recreativas.
·
Projeto
Semana do Estudante como objetivo de promover atividades e brincadeiras em
que o aluno desperte para importância da sua autonomia como estudante,
construtor do seu próprio destino através do conhecimento.
·
Projeto
dia dos Pais tem como objetivo estimular a valorização e a participação dos
pais na vida escolar social e recreativa dos seus filhos.
·
Projeto
Semana do Folclore tem como objetivo geral desenvolver no educando o
interesse pela cultura brasileira valorizando a identidade de cada região.
·
Projeto
Nossa Pátria com o objetivo geral de resgatar no educando o amor e o
respeito pela sua pátria conscientizando-o de suas responsabilidades para
torná-lo melhor.
·
Projeto
Semana do Trânsito com o objetivo de conhecer e compreender a importância
de obedecer às regras e os sinais de transito.
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Projeto
Semana da Criança tem como objetivo geral despertar na criança a auto -
estima, resgatando antigas brincadeiras de crianças e relacionando o lúdico a
aprendizagem, trabalhando também o Estatuto da Criança e do
Adolescente(Direitos e Deveres).
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Projeto
dia do Professor com Objetivo Geral
de estimular a criança a compreender a importância do professor e o respeito
por aquele que lhe educa para toda vida, em uma dimensão maior.
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Projeto Cor
da Cultura tem como Objetivo Geral
conscientizar o alunado da importância da cultura afro brasileira, de forma a
valorizar a riqueza existente em cada indivíduo como um todo e como agente
transformador da sociedade.
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Projeto
Direitos e Deveres da Criança tem como
o objetivo geral de dar ciência ao alunado dos seus direitos,
conscientizando-os que todo direito corresponde a um dever, e, que só podemos
exigir nossos direitos quando estamos em dia com nossos deveres.
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Palestra
para Pais e Mestres com o tema A missão da família com o objetivo de
propiciar um momento de inter-relação, escola x família para interagir a
problemática escolar dentro de uma convivência responsável e amigável.
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Projeto
Visitação as Famílias – Com envolvimento do Núcleo Gestor, Psicopedagoga,
Orientadora Educacional, Professores e funcionários em parceria com o
Presidente do Conselho Escolar com o objetivo de resgatar o aluno para o
convívio escolar, procurando assim, diminuir a evasão e a indisciplina em sala
de aula aumentando a freqüência do mesmo.
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Projeto
multidisciplinar Com experiências êxitosas com o intuito de divulgar o que
realizamos em nossa unidade escolar.
. Projeto Combatendo o Bullying na escola Com o intuito de combater a agressão ao próximo e ocorrer futuros transtornos.
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VII Prêmio
Demutran - Despertar no aluno a criatividade e a imaginação para realização
de trabalhos de acordo com a capacidade de cada um.
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Visitação
do Conselho Tutelar - Parceria que visa o aconselhamento junto ao nosso
alunado com o objetivo de diminuir a violência dentro e fora da nossa unidade
escolar.
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Projeto
Pedagogia Familiar – Integrar a família a escola buscando parceria para
melhorar o processo ensino-aprendizagem ministrado pela Psicopedagoga.
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VIII Olimpíadas
Brasileira de Matemática – Visa estimular e promover o estudo da matemática
entre alunos das escolas publica, contribuindo para a melhoria da educação
básica.
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Projeto
Hora do Recreio- Dinamizar o recreio e prevenir a violência dentro da
escola, ministrado pela Psicopedagoga.
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Plano de
Mobilização Social Pela Educação – Busca o trabalho voluntário para com as
famílias da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.
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Seminário
do Conselho Escolar – Repasses de informações sobre as atribuições dos
membros do conselho escolar e a importância de sua participação ativa para o
bom andamento dessa unidade escolar.
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Projeto PETECA- Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente- Visa trabalhar as habilidades do aluno através da arte e cultura, mostrando a impôrtancia do aluno está em sala de aula e não trabalhando.
Projeto Lumiar- núcleo IX- Projeto voluntário das Psicopedagogas Clínica, que trabalham nas escolas do município atendendo às crianças com dificuldade em aprendizagem que fazem parte da rede municipal de ensino que não tem como custear um atendimento particular.
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Projeto
Romeiros da paz tem como objetivo de combater a violência no trânsito.
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Programa
Mais Educação trabalhando teatro, dança, histórias em quadrinhos, matemática,
inglês e informática com os nossos alunos
no contra turno, para combater a evasão e a ociosidade dos mesmos, visando
o aprimoramento nas dificuldades em aprendizagem.
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Projeto
Interdisciplinar para o Ensino Fundamental de 9 anos tem como objetivo
alfabetizar na idade certa, elevando o alto nível de aprendizagem na leitura e
escrita.
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Confraternização
Natalina - Com o objetivo de estabelecer um momento de agradecimento e
reconhecimento do trabalho no decorrer do ano letivo e do nascimento do menino
Jesus, conciliando com a confraternização da comunidade escolar.
PSE-Programa Saúde na Escola- Visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos e de toda comunidade.
eu gosto muito do felipi neri da silva já fais 5 anos que eu estudo lá e muito Bom mesmo nome:josé Nilangelo dos santos silva
ResponderExcluirLindo projeto político-pedagógico, seus idealizadores estão de parabéns. Deus abençoe imensamente esta instituição de ensino!
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