PPP - Projeto Político Pedagógico


1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

NOME DA ESCOLA: E.E.F. Felipe Neri da Silva

ENDEREÇO: Rua 1º de Maio, S/N – Limoeiro.
Juazeiro do Norte – Ceará
Cep: 63 020 090           Telefone: (88) 3512 5347
E-mail: escolafelipeneridasilva@hotmail.com
LOCALIZAÇÃO: Área Urbana

ASPECTOS LEGAIS:
  • Escola de Esfera Administrativa Municipal
  • CNPJ: 01.926.182/0001 – 99
  • Código do Inep:  23165413
  • Código do Município: 2307304
  • Reconhecimento do Ensino Fundamental de 1º ao 8º ano, conforme parecer Nº.
       0996/02, Resolução 430/2009 validade até 31/12/2010.
  • Programa de Jovens e Adultos – Segmento I e II
  • Programa Brasil Alfabetizado.
  • Programa Mais Educação

MODALIDADES DE ENSINO QUE OFERECE:
  • Ensino Fundamental de 1º ao 8º ano
  • EJA  III, IV e EJA Nível médio.
  • Programa Mais Educação
  • Programa Brasil Alfabetizado

ORIGEM DA CLIENTELA ATENDIDA:

A origem sócio-cultural de nossa clientela é de baixo nível econômico, pois as famílias na maioria não têm renda, isso quando tem uma família, em alguns casos são provenientes de pais separados e outros abandonados.
As condições de vida são precárias, moram em casas muito humildes e há dias que não dispõem de alimentos.

2 – APRESENTAÇÃO

A escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva, com sede a Rua 1º de Maio, S/N, no Bairro Limoeiro, na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do ceara, pertencente à Rede Municipal de Ensino, tendo sido criada pelo Decreto Lei Nº. 385, com inscrição no MEC Nº. 23165413, tem por finalidade desenvolver no educando a formação necessária, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho.
Esta Instituição de Ensino desenvolve seus programas educacionais em consonância com as finalidades da Educação Nacional expressa pela LBD – (Lei Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando o desenvolvimento máximo das potencialidades desde cada aluno de forma integral.
Desde 1970, a Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva vem desenvolvendo junto à comunidade onde está inserida, um trabalho de qualidade para atender as necessidades adjacentes. A escola recebeu o referido nome em homenagem a um grande empresário e idealizador de uma educação de qualidade em nosso município
Em se tratando de recursos humanos, a escola é organizada administrativamente por
                 Diretora Administrativa;
                Coordenadora Pedagógica  
        Coordenadora de Gestão
                 Secretária Escolar

APOIO PEDAGÓGICO
           Psicopedagoga
          Superintendente
         Corpo docente e funcionários comprometidos com suas atividades educacionais.
A construção deste Projeto Político Pedagógico contou com a participação de todo Núcleo Gestor, professores, funcionários, grêmio estudantil, conselho escolar, pais e alguns membros da comunidade. O referido projeto esta constituído de justificativas, referencial teórico e proposta curricular.

3 – JUSTIFICATIVA

           A E.E.F. Felipe Neri da Silva oferece Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Fundamental II (6º ao 8º ano), Educação de Jovens e Adultos – EJA, Programa Mais Educação e Programa Brasil Alfabetizado, totalizando 17 turmas. A escola funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo a uma clientela de 656 alunos. 
A clientela atendida é basicamente constituída por filhos de trabalhadores de baixa renda, vinculados ao mercado formal e informal de trabalho. Tendo residência no próprio bairro ou circunvizinhos. Atualmente o índice de aprovação dos alunos corresponde à 96,59% com base nas informações coletados na nossa secretaria escolar.
As experiências pedagógicas colocadas em prática objetivam essencialmente a melhoria qualitativa do processo de ensino-aprendizagem.
Como toda e em qualquer instituição educativa, as dificuldades detectadas pelo coletivo são de ordem pedagógica e administrativa, pedagógica, quando se trata o baixo rendimento dos alunos e administrativa quando a infra-estrutura da escola não contribui para a realização de atividade extra-classe e/ou sócio-culturais promovidas pela comunidade escolar.
A equipe administrativa mostra-se comprometida com uma educação de qualidade, buscando promover a união entre escola x comunidade, numa caminhada educativa onde a mesma possa resgatar valores morais, utilizando uma pratica pedagógica viva.
E, conforme a LBD (Lei Nº. 9.394 – Cap. V) quando trata da inclusão de pessoa com necessidades educativas especiais nas escolas de ensino regular, a E.E.F. Felipe Neri da Silva adota o atendimento aos educandos com essas necessidades, visto que a visão de futuro da Unidade esta fundamentada no principio da universalização do acesso a educação e na atenção a diversidade.
O trabalho com a família é plenamente repensando. Os pais estão sempre sendo convidados a estarem mais presentes, objetivando alcançar maior êxito na aprendizagem dos seus filhos, procurando junto com a escola assegurar o desenvolvimento pleno de todas as capacidades e potencialidades dos mesmos, numa perspectiva de transformar sua realidade e o seu futuro. Ressaltando que a nova gestão propicia a inserção da comunidade em questões extracurriculares, (casamentos, batizados, missas, celebrações, eventos culturais, etc.).
 

4 – MISSÃO, VISÃO DE FUTURO E VALORES.

MISSÃO: Nossa missão principal é formar cidadãos comprometidos e conscientes com seu verdadeiro papel na sociedade, capazes de agir e interagir no meio em que vivem.

VISÃO DE FUTURO: Realizaremos nosso trabalho de maneira comprometida, segura e respeitando nossos alunos, pais, comunidade, equipe da escola e o interesse público.  

VALORES: Compromisso – buscamos da melhor maneira possível desenvolver os trabalhos; Respeito – respeitamos a individualidade de cada membro da comunidade escolar; Consciência – somos conscientes de que buscamos o melhor para os nossos alunos; Credibilidade – temos convicção de que a comunidade confia em nosso trabalho.
Conforme expostos no plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, os pontos fracos a serem trabalhados no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola são: baixo rendimento escolar, desajuste familiar; falta de recursos financeiros para implementações de projetos e a agressividade dos alunos, pontos esses que serão enfrentados através das forças e oportunidades como: equipe escolar completa x disponibilidade de maiores recursos, ambiente harmonioso x novos projetos que beneficiam a escola e, professores qualificados x programa de formação continuada.

5 – OBJETIVO GERAL E ESTRATÉGICOS

OBJETIVO GERAL

Acrescentar e atualizar dados que venham enriquecer e aprimorar a ação educativa. Visando atender as necessidades cognitivas, afetivas, sociais, e religiosas do nosso alunado, fundamentadas em estudos, na realização de trabalhos, na aprendizagem de acordo com a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e na Grade Curricular Vigente.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

·        Fortalecer os níveis de aprendizagem e rendimento escolar do aluno;
·        Fortalecer o relacionamento da Escola com a comunidade;
·        Diminuir o índice geral de reprovação e de evasão;
·         Promover a qualificação de professores e demais funcionários através da     capacitação;
·        Desenvolver a avaliação institucional na escola;
·        Aprimorar a convivência democrática na escola;
·        Ampliar e renovar os materiais e equipamentos didáticos;
·        Fortalecer a participação dos pais na formação escolar e na comunidade.



6 – AÇÃO CONCRETA, LINHA DE AÇÃO E ATIVIDADES PERMANETES.

AÇÃO CONCRETA

  • Encontro com os pais;
  • Capacitação com os professores;
  • Trabalhos com projetos;
  • Incentivo a pratica esportiva;
  • Incentivo a pratica artística – Culturais;
  • Enfoque das disciplinas criticas – Português e Matemática;
  • Promoção de um ambiente democrático;
  • Enfoque das atividades lúdicas, interdisciplinares e transdisciplinares dentro da transversalidade e dos PCN’s.

LINHA DE AÇÃO

Dentro da realidade vivenciada pelos educadores no contexto escolar hoje se chegou a um consenso que a nossa pratica identifica-se com a tendência libertadora e a critico – Social dos conteúdos, porém mesclados em algumas situações pela tendência tradicional.

ATIVIDADES PERMANENTES

  • Encontro com os pais;
  • Acompanhamento humanístico ao aluno;
  • Culminância de projetos interdisciplinares;
  • Incentivos a aprendizagem;
  • Visitas domiciliar e acompanhamento familiar.

7 – DIAGNÓSTICO

É função da escola fornecer um ambiente favorável ao ensino e a aprendizagem dos discentes. Baseado nesta afirmação constata-se a necessidade de desenvolver um trabalho ressaltando a realidade, primando ações, correlacionando a vivencia dos quatro pilares da educação, visando a organização que a nova postura educacional impõe. O educador deve buscar essas quatro aprendizagens essenciais e que durante toda a vida do educando lhes servirão de bússola segura. São elas: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver. Elas são inerentes a um aluno competente. Na visão de Antunes (2001:18) um aluno competente, é aquele que enfrenta os desafios de seu tempo, usando os saberes que aprendeu e empregado, em todos os campos de sua ação, as habilidades antes experimentadas e aprendidas em sala de aula.
É responsabilidade da escola, fundamentar a aprendizagem do aluno em conhecimentos que venham formar competências, direcionando os saberes e as habilidades essenciais a sua vivencia em todos os seus estágios.


8 – HISTÓRIA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE NERI DA SILVA

A escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva, com sede a rua 1º de Maio, S/N, no bairro Limoeiro, na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do ceara, pertencente à Rede Municipal de Ensino, tendo sido criada pelo Decreto Lei Nº. 385, com inscrição no MEC Nº. 23165413, tem por finalidade desenvolver no educando a formação necessária, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho.
Esta Instituição de Ensino desenvolve seus programas educacionais em consonância com as finalidades da Educação Nacional expressa pela LBD – (Lei Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando o desenvolvimento máximo das potencialidades desde cada aluno de forma integral.
Desde 1970, a Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva vem desenvolvendo junto à comunidade onde esta inserida, um trabalho de qualidade para atender as necessidades adjacentes. A escola recebeu o referido nome em homenagem a um grande empresário e idealizador de uma educação de qualidade em nosso município.

NÚCLEO GESTOR:

DIRETORA PEDAGÓGICA: Francisca Lucia Gomes de Holanda

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Maria Lúcia de Fátima Lima

COORDENADORA DE GESTÃO: Maria Cristina Silva Rodrigues

SECRETARIA ESCOLAR: Maria de Fátima Araújo Nascimento

MODALIDADE DE ENSINO:
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
Ensino Fundamental  II  - 6º ANO ao 8º ANO
Educação de Jovens e Adultos (EJA 1º e 2º segmento)
Programa Brasil Alfabetizado.
Programa Mais Educação



9 – BIOGRAFIA



Felipe Neri da Silva, juazeirense, nasceu em 30 de Abril de 1908. Era filho do Sr. Manoel Higino da Silva e da Sra. Laurinda Calixto da Silva, ambos alagoanos.
O homenageado vem de uma prole numerosa, cujos irmãos são: Maria José Luiz (falecido), Maria Natividade (Contadora Aposentada), Maria Carmelita (Contadora), Francisco (Auxiliar Administrativo), Antonio (Comerciante), João (Comerciante), José (Empresário), Severino (Comerciante), Maria Santa (Advogada) e Maria Helena (Professora e comerciante). Filho de pais pobres teve pouco estudo, cursando apenas o primário, tendo como mestra a professora Antonia Maximo. Começou muito cedo a batalhar pelo sustento, viajando em animal, vendendo mercadorias no interior do estado. Sempre que ia viajar recebia a benção do Padre Cícero, de quem era afilhado.
No ano de 1929 casou-se com a Pernambucana Maria de Vasconcelos Neri (Lili), filha do casal Francisco Florêncio de Vasconcelos e Guilhermina Alves de Holanda, com quem teve dez filhos, dos quais somente 07 alcançaram à idade adulta, sendo eles: Doralice (Dora), José (Didi), Djercila (Cila), Dilma, Dílson, Darcila (Danda) e Demerval Neri (Val). Didi e Dilson faleceram.
Em 1935, deixou de viajar e resolveu estabelecer-se. Abriu uma casa de comercio na Rua São Pedro “Casa Neri”. (esquina com Rua Santa Luzia), onde hoje funciona a Farmácia Pague Menos (Prédio este hoje de propriedade de seu filho Val). Na época, se chamava “Casa Neri”. Foi um grande batalhador pelo desenvolvimento da cidade, participou da conquista pela telefonia, da energia de Paulo Afonso, do Aeroporto do Cariri e de tantas outras causas que abraçou como suas, com a finalidade única: ver o crescimento de Juazeiro do Norte.
Foi membro do Lions Clube e Rotary Clube, um dos diretores do Clube dos Doze, foi presidente da Associação Comercial de Juazeiro do Norte. Fundou a CIROL, fabrica de Resíduos e Óleo de Algodão e fabrica de pólvora (Rinoceronte Raio Rápido), fundou vários postos de gasolina em Juazeiro do Norte, Crato e Missão Velha.
Felipe Neri da Silva foi um homem obstinado, que buscou além do seu desenvolvimento próprio e da sua família, também o bem estar da região na qual nasceu e cresceu profissionalmente.

Faleceu em 24 de Junho de 1960, vítima de um acidente aéreo na Bahia de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, mas, foi sepultado no cemitério do Perpetuo Socorro, em Juazeiro do Norte, Ceara. No entanto, mesmo ausente fisicamente, mantém-se vivo no coração da esposa, filhos, netos, genros, pois espiritualmente não morreu, continua entre nós.
            Tendo sido prestadas as seguintes homenagens:
Escola de primeiro Grau – Felipe Neri da Silva, hoje Escola de Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva e Praça Felipe Neri da Silva.

10 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

É a construção de uma proposta, é uma atividade que em si mesma, já implica num entendimento alternativo sobre o processo educacional.
A Lei de Diretrizes e bases diz que entre as “incumbências” de todas as escolas esta a de elaborar e executar a sua Proposta Pedagógica e que se deve participar dessa elaboração todos os professores.
 Convém ressaltar algo muito positivo; pela primeira vez o pensamento educacional brasileiro toma o planejamento como ferramenta mais importante para implementação dos processos pedagógicos.
A proposta pedagógica tem como amparo legal na resolução 395/2005 da LBD.
·                    Proposta curricular;
·                    Organizações das ações;
·                    Processos permanentes de avaliação;
·                    As responsabilidades individuais e coletivas na condução do processo educativo, assim como as relações interpessoais, internas e externas;
·                    A qualidade de ensino;
·                    O compromisso com a formação humana e cidadã;
·                    A gestão democrática e participativa;
·                    A contextualização da ação educativa;
·                    A valorização da experiência extra-escolar;
·                    A vinculação entre a educação, o trabalho e as praticas sociais;
·                    A integração escola e comunidade;
·                    O respeito às diferenças;
·                    E a valorização dos profissionais da escola e dos servidores.
A proposta pedagógica significa dizer, é um plano global.


11 PROPOSTA CURRICULAR DENTRO DOS PRINCIPIOS ART. 3º DA LDB.

I – Oferecer escolaridade de qualidade de 1º ao 8º Ano revendo as dificuldades anteriores visando dois pontos essenciais, evasão e reprovação.

II – Esquematizar um sistema de trabalho visando à melhoria do processo educativo e processo ensino aprendizagem. Mostrando as finalidades e desenvolvendo a formação necessária e indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para progredir no mercado de trabalho, visando não apenas o lado material, mais o lado espiritual humano, afetivo e sócio cultural. Exemplo: Boa parte de nossos alunos, sabem lidar com problemas externos do cotidiano, porém quando se trata de lidar com suas próprias emoções se desestruturam e não conseguem resolver os próprios problemas.

III – Desenvolver um trabalho de qualidade, levando em conta a realidade do aluno, focando as constantes transformações que acontecem no desenvolvimento e crescimento intelectual no nosso alunado.

IV – Organizar um trabalho dinâmico e de qualidade, buscando transformar a realidade   numa direção escolhida, com os diferentes paradigmas da educação, desta forma também desenvolver  nossos próprios métodos de forma eficaz.

V – O trabalho lúdico deve está sempre despertando no aluno, a motivação e a participação no contexto o qual o mesmo está inserido, facilitando assim a assimilação espontânea e concreta.

VI – Desempenhar um trabalho no qual todos os segmentos desta unidade escolar possam participar ativamente, ter autonomia e principalmente respeitar as opiniões de terceiros com a finalidade de chegar ao objetivo proposto.

VII – Despertar a consciência do aluno sobre a importância do seu papel na comunidade escolar, social e como ser integrante capazes de interagir com o mundo.

VIII – Trazer a família para o ambiente escolar, constituir uma total necessidade já que através da mesma, obteremos de maneira prazerosa um melhor relacionamento com o aluno e a comunidade.

IX – Criar um ambiente harmônico entre a comunidade escolar e adjacente, criando possibilidade para atividades diversificadas e atrativas.

X – Trabalhar as habilidades cognitivas, afetivas e sócio-culturais dos alunos.
*     Dentro das habilidades cognitivas trabalharem o conhecimento de forma
eficiente e significativa.
  • Das atividades afetivas – trabalho no pensar, no sentir e agir, descobrindo o amor pelo que se faz.
  • Do sócio-cultural - A vida em sociedade – os aspectos da dimensão social – a escola dentro da conveniência plural.

Segundo a LDB Art. 3º


O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:


I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.


II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.


III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;


IV – Respeito à liberdade e apreço a tolerância;


V – Coexistência de instituições publica e privadas de ensino;


VI – Gratuidade de ensino púlico em estabelecimentos oficiais;


VII – Valorização de profissional da educação escolar;


VIII – Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;


IX – Garantia de padrão de qualidade;


X – Valorização da experiência extra-escolar;


XI – Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas escolares.



12 – REFERENCIAIS CURRICULARES

Baseamo-nos nas leis, nos PCN’s, na transversalidade, na interdisciplinaridade, nas experiências da nossa realidade atual, em tudo que nos faz enxergar a realidade dentro dos parâmetros legais.
Podemos definir a escola como maior complemento de nossas vidas, pois é nela que encontramos direção para o nosso desenvolvimento no que precisamos melhorar nos integrando mais as diversidades, vivendo e aprendendo a aprender, buscando contribuir para a construção de um mundo mais inclusivo.
Essa definição se coloca para a escola de hoje, de uma nova geração, integrada a construção, a pedagogia Critico-Social dos conteúdos, onde buscamos a conscientização de todo o núcleo escolar e também da sociedade, principalmente na integração dos pais em  nossos projetos.
Trabalhamos em consonância com a nossa realidade: como proceder; nossas possibilidades; ações; julgamentos críticos etc. Buscamos também conquistar nosso publico alvo de maneiras atrativas, incentivadoras, interdisciplinando os contextos, e assim de passo em passo chegaremos ao nosso maior objetivo: o resgate do verdadeiro ser humano com possibilidades, capacidades e habilidades, podendo assim viver harmoniosamente em um mundo em constantes transformações.
Nossas bases norteiam-se nas leis de Diretrizes Básicas, nos PCN’s, na didática de Libâneo, na democratização da Escola Pública,
Usamos como concepção as:
·                     Habilidades afetivas, Sócio-Culturais e cognitivas;
·                     O processo de atividades lúdicas, dinamizadas e interdisciplinares;
·                     O processo de assimilação ativa;
·                     Avaliação de caráter objetivo;
·                     E uma mesclagem de vários paradigmas metodológicos.



13 – OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Considerando-se a Resolução nº. 04/2006 do Conselho de Educação do Ceará – CEC, tendo em vista o disposto nas Leis nº. 9.394/1996, 10/12/2006, 11.114/2006 e com fundamento no parecer CNE/CEB nº. 18/2005 e na resolução nº. 03/2005, atenta para:

1.      A importância do ensino fundamental de nove anos para a ampliação do atendimento escolar;
2.      A necessidade de organização do sistema para a inclusão dos alunos de seis anos de idade no ensino fundamental;
3.      A urgência de uma ação direcionada para o desenvolvimento do processo de alfabetização e treinamento dos alunos;
4.      A organização dos anos iniciais do ensino fundamental;
5.      A necessidade de orientar as escolas para adequar sua estrutura organizacional ao novo ordenamento legal, tendo em vista o ano letivo de 2011;
6.      A importância de equalização da educação básica do estado aos padrões internacionais cuja duração é de 12(doze) anos. Resolve no seu art. 1º que o ensino fundamental terá duração de 9(nove) anos letivos destinando-se o primeiro ano as crianças com seis anos de idade.

No seu parágrafo único dizem que a transição será considerada como período destinado a providenciar-se as adequações necessárias à implantação da lei, tais sejam: reorganização do ensino fundamental quanto tempo, nomenclatura, espaço, currículo, recursos didáticos e estudos.
Mediante essa ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração, já oficializada em lei citada anteriormente, a EEF. Felipe Neri da Silva, a partir desse ano de dois mil e onze, o ensino fundamental constara de 5(cinco) anos, cuja implantação será efetivada progressivamente.          
      


14 – PLANO DE AÇÃO DO NÚCLEO GESTOR

APRESENTAÇÃO

A EEF. Felipe Neri da Silva durante o ano letivo de 2012 realizará ações que venham ao encontro da realidade e a necessidade experimentada pela nossa clientela estudantil, considerando sobre tudo o nível de aprendizagem, as dificuldades pertinentes e os avanços hora idealizados e os que serão conquistados, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, sabendo que educar é um processo às vezes lento e exige esforço, paciência, dedicação, pesquisa, tomada de posicionamento respeitando as diferenças para obter objetivos, para tanto, é imprescindível uma gestão participativa e inovadora.

OBJETIVOS:

1.      Melhorar o processo ensino aprendizagem.
2.      Promover a interação entre os membros do núcleo gestor.
3.      Assegurar uma gestão participativa inovadora.
4.      Fortalecer e estimular a participação dos pais na vida escolar de seus filhos;
5.      Valorizar o profissional do magistério.
         6.   Manter um clima de amizade cordialidade e respeito mútuo entre todos os
               sujeitos envolvidos no processo educacional desta instituição de ensino, afim 
               de elevar a auto – estima e criar um ambiente prazeroso nas relações 
               interpessoais.

ESTRATEGIAS:
         
1.1    Elevar os níveis de aprendizagem e rendimento escolar do aluno
1.2    Aplicar uma avaliação diagnostica para identificar as dificuldades e característica do aluno.
2.1    Utilizar técnicas variadas de ensino, renovando a pratica pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas. 
2.2    Realizar oficinas diferenciadas.
2.3    Reestruturar a pratica pedagógica, objetivando aulas dinâmicas e prazerosas.
3.1    Estimular os pais a participarem da vida escolar de seus filhos.
3.2  Utilizar o lúdico para socializar os membros da comunidade.


15-METAS

1.1.1        Elevar a taxa de aprovação nas disciplinas criticas;
         1.2.1    Minimizar de 34% para 10% a taxa de reprovação no 3º ano matutino;
         2.1.1   Resgatar a auto-estima do professor através de dinâmica e palestra;
2.2.1  Subsidiar os professores com intervenção pedagógica para uma  redefinição da pratica em sala de aula;
3.1.1 Promover palestra de auto-estima para os pais, incumbindo suas responsabilidade de genitores;
3.2.1  Sensibilizar a inclusão como um fator social;
3.3.1 Elevação dos índices da aprendizagem dos alunos.
 Conciliando gestão e família dentro de uma proposta co-responsável.           

MEIOS: Recursos Humanos e Recursos Materiais.

RECURSOS MATERIAIS: Material didático disponível na escola: Som, televisão,  DVD, data show, retroprojetor, Teatro.

RECURSOS HUMANOS:

                Professores estagiários
        Psicopedagoga
               Amigos da escola
               Professores
              Pais
             Monitores

AVALIAÇÃO:

Avaliação constante e permanente dentro das reuniões e encontro pedagógico para analisar a execução dos projetos, acompanhamento através de fichas e freqüência de andamento da aprendizagem.


16-AÇÕES PRIORITARIAS - 2011/2012

O ano começou com a jornada educacional, oportunidade em que foram efetivados estudos sobre os direitos e deveres do alunos tendo como facilitadores Tony Santos e Adalgisa, convidados da SME. Tivemos também a presença dos cabos Quirino, Demontier, e do Tenente Guedes, onde tiveram a oportunidade de explicar sobre o PROERD- Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e estudo do P.P.P-Projeto Político Pedagógico.


·               Jornada Educacional Palestra sobre os direitos e deveres do aluno, PROERD, etc.
·               Projeto Reforço Escolar ministrada pelas professoras da biblioteca Luzinete e Francilda, como o objetivo de diagnosticar as dificuldades existentes do corpo discente e intensificar o processo de ensino – aprendizagem para amenizar e diminuir  a defasagem da aprendizagem.
·               Projeto Gincana Padre Cícero com o objetivo de envolver toda a comunidade estudantil na busca do conhecimento sobre o Padre Cícero e na realização de tarefas de uma gincana cultural, de maneira interdisciplinar e prazerosa descobrindo alem do homem religioso, o ser cidadão correto trabalhador, caridoso, inteligente e culto de uma visão de futuro muito alem do seu tempo.
·               Projeto Jorge Amado com o objetivo de incentivar o aluno a leitura com a literatura de Jorge Amado.
·               Projeto Disciplinando com a Capoeira com o objetivo de valorizar através do jogo a ação e educação e pedagógica corrigindo a indisciplina e auxiliando o trabalho do professor, priorizando a aprendizagem e a disciplina.
·               Projeto Literatura Infantil com o objetivo de ler compreendendo a leitura nas suas vastas complexidades.
·               Projeto Viajando com a leitura- Ministrado pela psicopedagoga com os alunos do 2º ano para que eles descubram o gosto pela leitura e escrita através de livros paradidáticos.
·               Projeto TAMAR- Concurso Cultural de Educação Ambiental Amigos do Mar com objetivo de estimular os alunos a realizar estudos temáticos de educação ambiental e a importância da conservação das águas de nosso planeta.
 ·               Projeto Páscoa com o objetivo de reconhecer e entender o verdadeiro espírito da páscoa.
·               Oficina de Leitura e Produção de Texto, para alunos de 4º ao 8º ano, com o objetivo de propiciar ao nosso alunado formas diversificadas de leitura e conduta correta com relação à produção de texto, despertando-os para compreensão e o gosto pela leitura e escrita.
·               Reuniões de Pais e Educadores com participação de representantes do DEMUTRAN, para tratar assuntos de interesses de toda a comunidade escolar e comunidade em geral.
·               Projeto PROERD- Programa Educacional de Resistência as Drogas- Com o objetivo de erradicar a violência e o uso das drogas.
·               Palestras para os pais com o tema A importância da família na formação dos filhos com o objetivo de conscientizar a família de que a melhor maneira de se relacionar com seus filhos, é dando amor sem esquecer de impor limites, preservar valores como respeito, é sabiamente um ótimo modo de educar,ministrado pela Psicopedagoga.
·               Projeto Dia das Mães com a competência de fortalecer valores como amor materno, respeito e valorização do ser humano, dentro de uma visão interdisciplinar ressaltando a necessidade de vivenciar momento cultural e de socialização entre a comunidade escolar e mães. Habilidades: aprender a amar e respeitar as mães e compreender que ser mãe é dádiva de Deus. Cultivar a sociabilidade como recursos de uma vivência agradável; Incrementar a parte cultural através de apresentações artísticas e solidificar a relação escola, mãe e alunos.
·               Coroação de Nossa Senhora com o objetivo de estimular a comunidade escolar a homenagear Nossa Senhora, Mãe de Jesus. Nossa mãe maior, ressaltando o grande amor de Maria pela humanidade e o seu desejo de conciliação e de paz para nós.
·               Projeto dia do desafio com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar e extra – escolar na pratica de exercícios físicos, dentro de um momento interativo e congratulador.
·               Projeto Jornada de Leitura e escrita com o Objetivo Geral de estimular nosso alunado para o hábito da leitura conscientizando-os para a necessidade de saber ler com compreensão e para o aperfeiçoamento da ortografia. Objetivos Específicos de despertar o gosto pela leitura e a constatação das viagens possíveis de serem realizadas através de uma boa leitura; Relacionar a leitura com o aperfeiçoamento da escrita e o enriquecimento das idéias; Fortalecer a aprendizagem através da leitura; Compreender a “Importância do ato de ler”.
·               Projeto Jogos Olímpicos com o objetivo de despertar o interesse do alunado com relação à importância do conhecimento social, político, econômico dos jogos globalizados, bem com a questão da disputa uma vez que o mundo hoje trabalha de forma competitiva, ou seja, quem sabe mais tem mais chances.
·               Projeto Festa Junina- Arraiá do Felipé com o objetivo de estimular a valorização e a postura correta com relação às festas juninas, envolvendo atividades educacionais, sociais e recreativas.
·               Projeto Semana do Estudante como objetivo de promover atividades e brincadeiras em que o aluno desperte para importância da sua autonomia como estudante, construtor do seu próprio destino através do conhecimento.
·               Projeto dia dos Pais tem como objetivo estimular a valorização e a participação dos pais na vida escolar social e recreativa dos seus filhos.
·               Projeto Semana do Folclore tem como objetivo geral desenvolver no educando o interesse pela cultura brasileira valorizando a identidade de cada região.
·               Projeto Nossa Pátria com o objetivo geral de resgatar no educando o amor e o respeito pela sua pátria conscientizando-o de suas responsabilidades para torná-lo melhor.
·               Projeto Semana do Trânsito com o objetivo de conhecer e compreender a importância de obedecer às regras e os sinais de transito.
·               Projeto Semana da Criança tem como objetivo geral despertar na criança a auto - estima, resgatando antigas brincadeiras de crianças e relacionando o lúdico a aprendizagem, trabalhando também o Estatuto da Criança e do Adolescente(Direitos e Deveres).
·               Projeto dia do Professor com Objetivo Geral de estimular a criança a compreender a importância do professor e o respeito por aquele que lhe educa para toda vida, em uma dimensão maior.
·               Projeto Cor da Cultura tem como Objetivo Geral conscientizar o alunado da importância da cultura afro brasileira, de forma a valorizar a riqueza existente em cada indivíduo como um todo e como agente transformador da sociedade.
·               Projeto Direitos e Deveres da Criança  tem como o objetivo geral de dar ciência ao alunado dos seus direitos, conscientizando-os que todo direito corresponde a um dever, e, que só podemos exigir nossos direitos quando estamos em dia com nossos deveres.
·               Palestra para Pais e Mestres com o tema A missão da família com o objetivo de propiciar um momento de inter-relação, escola x família para interagir a problemática escolar dentro de uma convivência responsável e amigável.
·               Projeto Visitação as Famílias – Com envolvimento do Núcleo Gestor, Psicopedagoga, Orientadora Educacional, Professores e funcionários em parceria com o Presidente do Conselho Escolar com o objetivo de resgatar o aluno para o convívio escolar, procurando assim, diminuir a evasão e a indisciplina em sala de aula  aumentando a freqüência  do mesmo.
·               Projeto multidisciplinar Com experiências êxitosas com o intuito de divulgar o que realizamos em nossa unidade escolar. 
.         Projeto Combatendo o Bullying na escola Com o intuito de combater a agressão ao próximo e ocorrer futuros transtornos. 
·               VII Prêmio Demutran - Despertar no aluno a criatividade e a imaginação para realização de trabalhos de acordo com a capacidade de cada um.
·               Visitação do Conselho Tutelar - Parceria que visa o aconselhamento junto ao nosso alunado com o objetivo de diminuir a violência dentro e fora da nossa unidade escolar.
·               Projeto Pedagogia Familiar – Integrar a família a escola buscando parceria para melhorar o processo ensino-aprendizagem ministrado pela Psicopedagoga.
·               VIII Olimpíadas Brasileira de Matemática – Visa estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas publica, contribuindo para a melhoria da educação básica.
·               Projeto Hora do Recreio- Dinamizar o recreio e prevenir a violência dentro da escola, ministrado pela Psicopedagoga.
·               Plano de Mobilização Social Pela Educação – Busca o trabalho voluntário para com as famílias da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.
·               Seminário do Conselho Escolar – Repasses de informações sobre as atribuições dos membros do conselho escolar e a importância de sua participação ativa para o bom andamento dessa unidade escolar.
·               Projeto PETECA- Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente- Visa trabalhar as habilidades do aluno através da arte e cultura, mostrando a impôrtancia do aluno está em sala de aula e não trabalhando.
        Projeto Lumiar- núcleo IX- Projeto voluntário das Psicopedagogas Clínica, que trabalham nas escolas do município atendendo às crianças com dificuldade em aprendizagem que fazem parte da rede municipal de ensino que não tem como custear um atendimento particular.
·               Projeto Romeiros da paz tem como objetivo de combater a violência no trânsito.
·               Programa Mais Educação trabalhando teatro, dança, histórias em quadrinhos, matemática, inglês e informática com os nossos alunos no contra turno, para combater a evasão e a ociosidade dos mesmos, visando o aprimoramento nas dificuldades em aprendizagem.
·               Projeto Interdisciplinar para o Ensino Fundamental de 9 anos tem como objetivo alfabetizar na idade certa, elevando o alto nível de aprendizagem na leitura e escrita.
·               Confraternização Natalina - Com o objetivo de estabelecer um momento de agradecimento e reconhecimento do trabalho no decorrer do ano letivo e do nascimento do menino Jesus, conciliando com a confraternização da comunidade escolar.
PSE-Programa Saúde na Escola- Visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos e de toda comunidade.

2 comentários:

  1. eu gosto muito do felipi neri da silva já fais 5 anos que eu estudo lá e muito Bom mesmo nome:josé Nilangelo dos santos silva

    ResponderExcluir
  2. Lindo projeto político-pedagógico, seus idealizadores estão de parabéns. Deus abençoe imensamente esta instituição de ensino!

    ResponderExcluir